Política

Coordenador da Saúde na equipe de transição de Lula diz que vai cobrar Queiroga sobre ações para conter nova onda de Covid-19

Senador Humberto Costa e ex-ministro Arthur Chioro marcaram reunião com o ministro da Saúde na tarde desta quarta-feira

O senador Humberto Costa. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta terça-feira que vai cobrar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre ações para conter a nova onda de Covid-19. Costa integra a coordenação do grupo da Saúde do governo de transição e marcou uma reunião com Queiroga nesta quarta-feira.

— O que a gente quer saber é o que o ministério da Saúde está fazendo e planejando neste momento em que é evidente que estamos tendo o início de uma nova onda de Covid-19 — disse o senador ao chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde ocorre as reuniões da transição.

Ele também declarou que é preciso ampliar a vacinação infantil contra o novo coronavírus.

— As crianças não estão sendo vacinadas na sua totalidade, só as que têm comorbidade. As crianças de idade maior não estão recebendo a vacinação com a Coronavac, que é a adequada — acrescentou.

Costa foi ex-ministro da Saúde no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele estava acompanhado do também ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, que também integra a coordenação.

Chioro frisou que a condução da Saúde até 31 de dezembro é responsabilidade do governo Bolsonaro, mas declarou que a atual gestão poderia já “intensificar a vacinação” e “conscientizar a população” sobre o aumento de casos de Covid-19

— Nós, que participamos do grupo de transição não temos prerrogativa de tomar decisões, mas de identificar pontos sensíveis e medidas necessárias e, na medida do necessário, negociar, articular, providenciar, reivindicar e tomar as atitudes que estiverem ao nosso alcance — disse ele, que também irá participar da reunião com Queiroga amanhã.

Nesta terça-feira, Costa e Chiora têm uma uma reunião agendada com o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. Na semana passada, Dantas entregou um relatório de fiscalização à equipe da transição sobre o andamento de políticas públicas em diferentes áreas, incluindo saúde.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo