Política

Coordenador da Lava Jato na PGR pede para sair do cargo

Segundo o jornal O Globo, José Adonis teve divergências com o procurador-geral da República, Augusto Aras

Coordenador da Lava Jato na PGR pede para sair do cargo
Coordenador da Lava Jato na PGR pede para sair do cargo
Subprocurador José Adonis foi convidado por Aras para coordenar Lava Jato na PGR. Foto: Arquivo/Luiz Silveira/Agência CNJ
Apoie Siga-nos no

Coordenador da Operação Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR), o subprocurador José Adonis Callou de Araújo Sá pediu desligamento do cargo, segundo revelou o jornal O Globo.

De acordo com o veículo, houve divergências entre Adonis e o atual procurador-geral da República, Augusto Aras. Aras teria prometido autonomia para Adônis conduzir os casos da Lava Jato, no entanto, acabou interferindo nos trabalhos da equipe.

A falta de autonomia teria tornado o ritmo das investigações mais lento e atrasado denúncias e apurações previstas, o que gerou insatisfações. Adonis coordenava atividades que envolviam políticos com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF) e fazia interlocução com forças-tarefas nos estados.

José Adonis é de Juazeiro do Norte (CE) e procurador da República desde 1992. Em 2001, foi promovido a procurador regional da República. Em 2007, assumiu o posto de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele passou a chefiar a Lava Jato na PGR no fim de 2019, quando Aras escalava a sua equipe.

De acordo com a PGR, quem entra no lugar de Adonis, por decisão de Aras, é a subprocuradora Lindora Maria Araújo. Lindora já integrava a equipe de gestão da Procuradoria como secretária da Função Penal Originária no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e vai conciliar as duas funções.

Junto a ela, mais dois procuradores regionais entram no grupo de trabalho: Raquel Branquinho e Vladimir Aras. Todos os demais integrantes permanecem na equipe.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo