Política

Contra ‘ala Doria’, PSDB mantém Bruno Araújo na presidência

É um revés para o governador de São Paulo; grupo considerava conduzi-lo ao comando da sigla de olho em 2022

O presidente do PSDB, Bruno Araújo. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O PSDB renovou nesta sexta-feira 12, por um ano, o mandato do presidente nacional da sigla, Bruno Araújo. O novo prazo será considerado a partir de maio.

Trata-se de um revés do governador de São Paulo, João Doria, cujos aliados tentavam conduzi-lo ao comando do partido a fim de pavimentar o caminho para sua candidatura à Presidência em 2022.

Outro objetivo da ala ligada ao governador paulista é o afastamento do deputado federal Aécio Neves, considerado responsável pela ‘traição’ de parte da bancada tucana ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição para a presidência da Câmara, no início deste mês.

Em recente entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Doria não citou Aécio, mas declarou que “não pode ter dissidências num partido que se posiciona com clareza a favor da vida, em defesa da democracia, da saúde e do meio ambiente”.

“Então, aqueles que tenham pensamento distinto, tenham dignidade e coragem e peçam pra sair. Se tiverem coragem, que saiam. É a atitude que se espera de alguém com o mínimo de dignidade. É o que se espera de um parlamentar, que foi eleito pelo voto popular”, afirmou Doria. “Então respeite o voto e a democracia e saia”.

O deputado mineiro, candidato à Presidência em 2014, rebateu em nota divulgada na terça-feira 9. “Se o Sr João Dória, por estratégia eleitoral, quer vestir um novo figurino oposicionista para tentar apagar a lembrança de que se apropriou do nome de Bolsonaro para vencer as eleições em São Paulo, através do inesquecível Bolsodoria, que o faça, sem utilizar indevidamente e de forma oportunista outros membros do partido”.

Outro aspecto que dificulta o percurso de Doria rumo à Presidência em 2022 é a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no cenário. Na quinta-feira 11, o gaúcho afirmou que aceitou a convocação da bancada federal do partido e decidiu viajar pelo Brasil.

A declaração foi feita em entrevista coletiva, após Leite ser questionado sobre sua resposta aos companheiros de partido em relação ao “apelo para andar o País e se mostrar uma alternativa real para 2022”. O governador gaúcho afirmou que fará uma ronda para compartilhar experiências de sua gestão e “debater rumos para o Brasil”.

Em possível recado a Doria, Leite disse que é preciso evitar o autoritarismo.

“Quem deseja ser uma alternativa, e o PSDB deseja ser uma alternativa em 2022 que supere essa agenda do radicalismo por uma agenda de sobriedade, sensatez, moderação, ponderação, precisa se demonstrar alternativa exercendo para dentro, para si mesmo, na sua prática partidária, moderação, ponderação e sensatez”, declarou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo