Política
Conselho de Ética ouve na próxima semana deputados bolsonaristas que participaram de motim
Os parlamentares ocuparam as mesas diretoras da Câmara em agosto, após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser colocado em prisão domiciliar
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados vai se reunir nesta terça-feira 9, às 9h, para ouvir os deputados bolsonaristas Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). O trio entrou na mira do colegiado após participarem de um motim, em agosto, que impediu os trabalhos do Legislativo.
Além dos deputados, serão ouvidas pessoas indicadas por eles e pelo relator, o deputado Moses Rodrigues (União-CE). As representações contra os parlamentares foram reunidas e são analisadas em conjunto.
Os parlamentares ocuparam as mesas diretoras da Câmara após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser colocado em prisão domiciliar pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os deputados oposicionistas chegaram a colar faixas e protestaram em silêncio, com esparadrapos sobre a boca, em alusão ao que classificam como “censura” por parte do Judiciário.
O grupo tentou pressionar os presidentes das duas Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), a colocarem em votação um conjunto de propostas que chamam de “pacote da paz”. Entre os itens que compõem a pauta exigida estão o impeachment do ministro, a anistia irrestrita aos golpistas do 8 de Janeiro e o fim do foro privilegiado para congressistas e outras autoridades.
(Com informações da Agência Câmara).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Câmara faz novo sorteio para definir relator de processos contra bolsonaristas que participaram de motim
Por CartaCapital
Conselho de Ética abre processos contra deputados bolsonaristas por motim na Câmara
Por Wendal Carmo



