Política
Conselho de Ética abre processo que pode cassar mandato de Gilvan da Federal
Atualmente, o parlamentar está com o mandato suspenso após ofender a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados abriu nesta terça-feira 8 o inquérito no processo que pode resultar na perda definitiva do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES). Atualmente, o parlamentar está com o mandato suspenso após ofender a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a quem chamou de “amante”.
Na próxima semana serão sorteados três deputados que podem vir a relatar o processo no Conselho. Mesmo já afastado por 90 dias, o processo contra o deputado bolsonarista pode resultar na perda de mandato de forma definitiva.
A denúncia no Conselho de Ética diz que Gilvan da Federal fez “insinuações abertamente ultrajantes, desonrosas e depreciativas”. O Conselho de Ética considerou que o deputado excedeu o “direito constitucional à liberdade de expressão” e ofendeu a “dignidade da Câmara dos Deputados”.
Em sua defesa formal, Gilvan da Federal afirmou que a representação apresentada contra ele é genérica e imprecisa. Ao Conselho de Ética, o parlamentar disse que a confusão com Lindbergh Farias foi iniciada pelo deputado do PT.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


