Política

Conselho de Ética do Senado agenda análise de representações contra Damares e Flávio

O colegiado deve analisar, ao todo, 13 requerimentos contra senadores

Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Ética do Senado pautou para esta quarta-feira 14 a análise de 13 requerimentos de abertura de processo disciplinar. Estão na mira, entre outros, os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Damares Alves (Republicanos-DF).

Contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) há duas representações. Uma delas, protocolada pelo ex-deputado federal Alexandre Frota em 2020, se baseia no caso da rachadinha, investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

O segundo requerimento contra Flávio partiu do PSOL, que imputa ao senador quebra de decoro parlamentar por suposta associação a milícias do Rio de Janeiro. A legenda cita sua proximidade com Fabrício Queiroz, um ex-assessor, e Adriano Magalhães Nóbrega, apontado como chefe do Escritório do Crime e morto em confronto com policiais militares, em 2020, na Bahia.

Damares também é alvo de um requerimento protocolado pelo PSOL. Na peça, a legenda pede que a senadora seja enquadrada em quebra de decoro parlamentar devido à política adotada contra os povos indígenas, em particular os yanomamis, enquanto ocupou o cargo de ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, no governo Bolsonaro.

Também são alvo de pedidos de abertura de processo disciplinar os senadores Cid Gomes (PDT); Davi Alcolumbre (União Brasil); Jayme Campos (União Brasil); Jorge Kajuru (PSB); Chico Rodrigues (PSB); Humberto Costa (PT); Styvenson Valentim (Podemos); e Randolfe Rodrigues, além do ex-senador Paulo Rocha (PT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo