Política
Conselho de Ética do Cidadania pede expulsão de deputado que assediou Isa Penna
Parecer ainda será analisado pela Diretoria Nacional do partido, que decidirá por expulsar ou não o deputado Fernando Cury
O Conselho de Ética do Cidadania pediu, neste domingo 10, a expulsão do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), flagrado apalpando a deputada Isa Penna (PSOL), dentro da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em dezembro.
A relatora do caso, Mariete de Paiva Souza, entendeu que a “importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o Código de Ética do Cidadania” em seu artigo 3º, inciso I.
“As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna. O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido”, destacou a relatora.
O colegiado também entendeu que, mesmo Isa Penna não sendo filiada ao Cidadania, soma-se ao artigo 3º o que estabelece o artigo 2º, inciso II, do Código de Ética.
Cury está afastado do partido desde dezembro. O parecer do conselho de ética ainda será analisado pela Diretoria Nacional do Cidadania, que decidirá por expulsar ou não o parlamentar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


