CartaExpressa
Conselho de Ética da Câmara arquiva processo do PSOL contra o deputado José Medeiros
O partido acusava o parlamentar de ter proferido falas ofensivas contra o deputado Ivan Valente (PSOL-SP)
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira 26, arquivar representação movida pelo PSOL contra o deputado José Medeiros (PL-MT). O partido acusava o parlamentar de ter proferido falas ofensivas contra o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) durante debates em sessão plenária.
Foi aprovado o relatório do deputado Josenildo (PDT-AP) pelo arquivamento. O relator justifica que as declarações estão dentro do limite do confronto político e do debate parlamentar, não configurando quebra de decoro. Segundo ele, o episódio não justificaria sanção, uma vez que não teria havido ataque pessoal capaz de comprometer o exercício do mandato ou a dignidade do parlamentar ofendido.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) divergiu do parecer e apresentou voto em separado, defendendo uma advertência formal a Medeiros. Para Alencar, as falas extrapolaram o embate político e caracterizaram conduta incompatível com o decoro, reforçando um ambiente de desrespeito no Parlamento. Ele argumentou que o Conselho deveria dar um sinal de reprovação, ainda que por meio da penalidade mais branda.
(Com informações da Agência Câmara).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conselho de Ética mantém decisão e não aplica novas penalidades a deputado que ofendeu Gleisi
Por CartaCapital
Conselho de Ética do União Brasil aprova expulsão de Celso Sabino
Por Wendal Carmo



