Política

Conselho de Ética vai ouvir bolsonaristas acusados de motim na Câmara nesta semana

As ações pedem a suspensão temporária dos mandatos pela ocupação da mesa diretora

Conselho de Ética vai ouvir bolsonaristas acusados de motim na Câmara nesta semana
Conselho de Ética vai ouvir bolsonaristas acusados de motim na Câmara nesta semana
Os deputados Marcos Pollon (PL-MS); Marcel van Hattem (Novo-RS); e Zé Trovão (PL-SC) — Foto: Kayo Magalhães/ Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados vai ouvir, nesta terça-feira 10 e na quarta-feira 11, os deputados bolsonaristas que ocuparam a mesa diretora em agosto do ano passado em protesto contra a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Inicialmente, na condição de testemunhas serão ouvidos, os deputados Zucco (PL-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Alberto Fraga (PL-DF).

A reunião segue com a oitiva dos deputados que são alvo das açõesMarcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). As oitivas começam às 10h na terça-feira, com previsão de serem retomadas no dia seguinte, às 14h.

As ações pedem a suspensão temporária dos mandatos. Pollon responde a dois processos: um por 90 dias, relacionado a declarações consideradas difamatórias contra o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e outro de 30 dias pela obstrução da cadeira da Presidência. Van Hattem e Zé Trovão enfrentam pedidos de suspensão por 30 dias por terem impedido Motta de assumir a condução da sessão.

Os três processos tramitam de forma conjunta, e o relator deve apresentar parecer após a conclusão das oitivas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo