Política

Conselho de Ética analisa nesta terça os processos contra Janones, Lindbergh e Boulos

Os políticos governistas entraram na mira do colegiado após pedidos protocolados pelo PL

Conselho de Ética analisa nesta terça os processos contra Janones, Lindbergh e Boulos
Conselho de Ética analisa nesta terça os processos contra Janones, Lindbergh e Boulos
André Janones, Lindbergh Farias e Guilherme Boulos estão na mira do Conselho de Ética da Câmara. Fotos: Mario Agra / Câmara dos Deputados; Marina Ramos / Câmara dos Deputados; e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados analisa na tarde desta terça-feira 2 os pareceres contra os deputados André Janones (Avante-MG) e Lindbergh Farias (PT-RJ). Um pedido contra Guilherme Boulos, deputado do PSOL que se licenciou para ser ministro do governo Lula (PT), também está na pauta do colegiado.

O trio governista entrou na mira do Conselho de Ética após pedidos protocolados pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Todos são acusados de quebra de decoro por supostas ofensas a colegas de Câmara. Veja as acusações:

Lindbergh Farias

O parlamentar responde a dois processos. O primeiro deles acusa Lindbergh de ofender o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) durante uma entrevista concedida ao jornal O Tempo em março deste ano. Na ocasião, Lindbergh chamou o parlamentar do PL de ‘canalha’ ao comentar as ofensas proferidas pelo bolsonarista contra a ministra Gleisi Hoffmann, que é deputada licenciada.

Já a segunda representação partiu do Novo. O partido da direita acusa Lindbergh de ter divulgado, nas redes sociais, imputações falsas ao deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). No post questionado, o petista diz que van Hattem acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de tentativa de golpe. Ele também dirigiu diversas ofensas contra o magistrado. O deputado do Novo, porém, alega que estava protegido pela imunidade parlamentar ao fazer as declarações e pede que Lindbergh seja punido com a suspensão do mandato por seis meses.

André Janones

O deputado responde a três processos:

  • na REP 3/25, a Mesa Diretora acusa o deputado André Janones (Avante-MG) de quebra de decoro por ofensas dirigidas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e provocações à bancada do Partido Liberal (PL) durante sessão de 9 de julho de 2025;
  • na REP 8/25, o PL acusa Janones de ter solicitado que servidores devolvessem parte de seus salários para beneficiar sua campanha; e
  • na REP 14/25, o PL acusa Janones de ter postado, em suas redes sociais, ofensas graves contra o deputado Gustavo Gayer.

Guilherme Boulos

O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), por fim, é acusado pelo PL de ter ofendido parlamentares da legenda durante reunião do Conselho de Ética em abril deste ano. A reunião julgava o caso de Glauber Braga (PSOL). Na ocasião, Boulos listou uma série de casos e investigações contra bolsonaristas que não foram julgadas com rigor pelo colegiado. As citações nominais a Gilvan da Federal, que defendeu a morte do presidente Lula (PT), e a Gustavo Gayer motivaram o pedido da sigla da extrema-direita contra o hoje ministro.

(Com informações de Agência Câmara)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo