Economia

Congresso não vai apoiar ampliação da isenção do IR sem compensação a estados e municípios, diz Lira

Ex-presidente da Câmara se reuniu com Fernando Haddad e confirmou que relatório final deve sair no fim de junho

Congresso não vai apoiar ampliação da isenção do IR sem compensação a estados e municípios, diz Lira
Congresso não vai apoiar ampliação da isenção do IR sem compensação a estados e municípios, diz Lira
O deputado Arthur Lira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais, proposta pelo governo federal, não deve avançar no Congresso sem que Estados e municípios sejam compensados pela perda de arrecadação. O aviso foi feito nesta quarta-feira 28 pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto de lei e ex-presidente da Câmara dos Deputados, após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Não é justo que Estados e municípios arquem com essa despesa. Se houver a perspectiva de perda de receita, não terá apoio nem na Câmara, nem no Senado”, afirmou Lira a jornalistas na saída do Ministério da Fazenda.

Segundo o deputado, o avanço da proposta depende da construção de uma base de cálculo que permita verificar se as medidas de compensação previstas pelo governo são suficientes para neutralizar os efeitos fiscais. Essa análise está sendo feita em conjunto por técnicos da Fazenda e da Câmara.

O relatório do projeto deve ser apresentado até 27 de junho, prazo que Lira disse que vai cumprir. “Vamos tentar construir, com os dados disponíveis, uma solução que preserve a responsabilidade fiscal sem sacrificar os entes federativos”, completou.

Apresentado no início do ano, o projeto de isenção só deverá entrar em vigor em 2026, mas é visto como peça central da estratégia do governo para aliviar a carga tributária da classe média e estimular a economia. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo