Política
Congresso aprova uso imediato de tornozeleira eletrônica por agressor de mulher
A proposta segue para a sanção do presidente Lula (PT)
O Senado aprovou, nesta quarta-feira 18, um projeto de lei que permite ao juiz determinar que agressores de mulheres utilizem imediatamente tornozeleira eletrônica, se houver risco para a vítima. A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, segue para a sanção do presidente Lula (PT).
Os autores do texto são os deputados Marcos Tavares (PDT-RJ) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS). No Senado, a relatoria ficou com Leila Barros (PDT-DF).
Segundo o PL, o delegado de polícia pode aplicar a medida em locais que não sejam sede de comarca. Nesse caso, terá de comunicar o fato em até 24 horas ao Ministério Público e ao magistrado, que decidirá no mesmo prazo se mantém ou revoga a medida.
Conforme a proposta, a imposição do uso da tornozeleira passa a ser uma medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha. A vítima deve receber um dispositivo de segurança que alerte sobre uma eventual aproximação do agressor.
A adoção do monitoramento será prioridade nos casos em que houver descumprimento anterior de medidas protetivas ou quando se identificar risco iminente à integridade física ou psicológica da vítima. Se o juiz decidir que a tornozeleira não é cabível como medida protetiva, terá de fundamentar sua conclusão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A acirrada corrida ao Senado pelo Amazonas, segundo pesquisa AtlasIntel
Por CartaCapital
Fátima Bezerra desiste de disputar o Senado e permanece no governo do RN
Por Wendal Carmo
As intenções de voto para o governo e o Senado no RS, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital



