Política

Os deputados que aprovaram a redução da maioridade penal em comissão

A proposta foi aprovada na Comissão Especial por 21 votos contra 6; agora, segue para votação no plenário da Câmara, marcada para o dia 30

Os deputados que aprovaram a redução da maioridade penal em comissão
Os deputados que aprovaram a redução da maioridade penal em comissão
Deputados comemoram a aprovação do parecer sobre a PEC 171/93
Apoie Siga-nos no

Após muita confusão e pouca discussão, a Comissão Especial da Maioridade Penal aprovou, nesta quarta-feira 17, a redução da idade penal de 18 para 16 anos para jovens que cometerem crimes hediondos. Por ser uma alteração à Constituição, a proposta (PEC 171/93) ainda precisa ser votada em dois turnos no plenário da Câmara e do Senado para passar a valer. A primeira votação com todos os deputados deverá acontecer no dia 30.

A aprovação da PEC 171 já era esperada. Desde o início, a comissão especial sobre o tema foi composta majoritariamente por membros da ‘bancada da bala’, formada por políticos ligados à indústria de armas, como ex-policiais e militares, que apoiam a redução da maioridade penal como forma de combate ao crime.

Além disso, os partidos selaram um acordo esta semana em busca de um meio-termo sobre a questão. Na terça-feira 16, diante da iminência de derrota na comissão, o governo Dilma, que é contra a redução, decidiu ceder e anunciou seu apoio à proposta do senador José Serra (PSDB-SP). 

A proposta do senador tucano prevê o aumento do tempo máximo de internação de jovens para oito anos, em caso de crimes hediondos, com violência ou grave ameaça. Hoje, o tempo máximo de permanência de jovens em regime fechado é de três anos.

Confira a seguir como votou cada deputado da comissão:

  Relatório de votação Comissão Especial Maioridade Penal

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo