Política
Condenada pelo 8 de Janeiro é deportada dos EUA e presa ao chegar no Brasil
Em janeiro do ano passado, Rosana Maciel Gomes fugiu do Brasil e foi presa ao tentar entrar nos Estados Unidos
A Polícia Federal prendeu na noite desta quarta-feira 27 a brasileira Rosana Maciel Gomes, condenada pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Ela estava foragida nos Estados Unidos e foi presa ao ser deportada e desembarcar no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais.
Ela estava em voo fretado pelo governo norte-americano para trazer pessoas deportadas por tentarem entrar ilegalmente no País.
A acusada foi condenada pelo Supremo a 13 anos e seis meses de prisão e respondia às acusações em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, em janeiro do ano passado, ela fugiu do Brasil, passando pelo Peru, e foi presa ao tentar entrar nos Estados Unidos.
De acordo com a PF, Rosana foi levada para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, na capital mineira, onde ficará à disposição das autoridades.
Uma audiência de custódia está prevista para ser realizada na tarde de hoje pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
(Com informações da Agência Brasil).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes manda prender condenado do 8 de Janeiro que tirou tornozeleira eletrônica
Por Agência Brasil
Moraes manda de volta à prisão idosas do 8 de Janeiro que descumpriram uso de tornozeleira mais de mil vezes
Por Vinícius Nunes


