Política

‘Compreendo as razões, mas pensamos diferente’, diz Boulos sobre apoio do PT a Lira

O deputado eleito diz que não há diálogo com o bolsonarismo e que será candidato à prefeitura de SP em 2024

O líder dos sem-teto recebeu mais de 1 milhão de votos para a Câmara - Imagem: Leandro Paiva/Boulos 22
Apoie Siga-nos no

O deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP), que dará início ao seu mandato na próxima quarta-feira 1, afirmou que entende, mas discorda do apoio do PT à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidência da Câmara.

“Compreendo as razões que levaram a apoiar Lira, que tenha buscado maior estabilidade na governabilidade, mas pensamos de forma diferente”, afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico.

O partido de Boulos lançou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) na disputa contra o líder do Centrão. A CartaCapital, Alencar chegou a dizer que uma vitória de Lira por larga vantagem é um risco para o governo Lula.

“Uma candidatura avassaladora, quase única, que representa o Centrão, não pode caminhar sozinha”, declarou. “É muito ruim inclusive para o próprio governo Lula que o Lira venha a ter 400 ou 500 votos, pois ele vai virar uma espécie de co-presidente“.

Ao Valor, Boulos reconheceu que não haverá no Congresso uma maioria progressista, o que tornou compreensível “que o governo Lula dialogue com outros setores para além da esquerda e da centro-esquerda”.

Sobre a presença do bolsonarismo na Câmara dos Deputados, Boulos entende que “eles são muito minoritários”. Segundo o parlamentar, “o maior bloco do parlamento segue sendo o Centrão. A esquerda tem quase 140 deputados e o bolsonarismo tem, no máximo, 100”.

Boulos, que foi o deputado federal mais votado do estado de São Paulo nas últimas eleições, confirmou que será candidato à prefeitura de São Paulo em 2024 pelo seu partido, representando uma “ampla frente progressista”. Ele negou que pretenda migrar para o PT, mas deixa claro que o apoio do partido será fundamental para a candidatura de 2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo