Política
Como votou cada senador no projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental
Com pressão da bancada ruralista e do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o texto recebeu 54 votos a favor e 13 contra


O Senado aprovou nesta quarta-feira 21 o projeto que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental. Como o texto aprovado nesta quarta-feira 21 foi modificado, retorna à Câmara dos Deputados e, se receber o aval novamente, vai à sanção do presidente Lula (PT).
Com pressão da bancada ruralista e do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o texto recebeu 54 votos a favor e 13 contra. Veja como votaram os senadores:
Relatório_Mapa_de_Votações_Nominais-1O texto foi aprovado com uma emenda do presidente da Casa, que abre caminho para a criação da Licença Ambiental Especial (LAE), um novo modelo de autorização voltado a empreendimentos considerados “estratégicos”, como a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, que conta com apoio do governo federal.
O mecanismo institui um procedimento monofásico, com prazo de até 12 meses para emissão da licença, eliminando etapas previstas no licenciamento tradicional. Apesar de apresentada como medida de eficiência e estímulo ao desenvolvimento, a emenda tem gerado críticas de organizações ambientais.
Outra mudança prevista no texto é a isenção de licenciamento ambiental nos empreendimentos agropecuários para cultivo de espécies de interesse agrícola, além de pecuária extensiva, semi-intensiva e intensiva de pequeno porte.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.