Política

Como os eleitores do RJ pretendem votar para presidente em 2026, segundo a AtlasIntel

Pesquisa mostra Lula numericamente à frente de Tarcísio de Freitas, com empate na margem de erro

Como os eleitores do RJ pretendem votar para presidente em 2026, segundo a AtlasIntel
Como os eleitores do RJ pretendem votar para presidente em 2026, segundo a AtlasIntel
Lula e Tarcísio de Freitas durante cerimônia de Lançamento do Edital de Concessão do Túnel Submerso Santos-Guarujá. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são os favoritos dos eleitores do Rio de Janeiro para a eleição presidencial de 2026, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira 2 pelo instituto AtlasIntel.

De acordo com a pesquisa, Lula aparece numericamente à frente, com 35% das intenções de voto dos fluminenses. Tarcísio vem a seguir, com 33,5%. A diferença é inferior à margem de erro, de dois pontos percentuais, o que indica empate técnico.

Embora Tarcísio ainda não tenha confirmado que vá se candidatar ao Planalto, ele é um dos cotados para herdar o espólio eleitoral de Jair Bolsonaro (PL), inelegível e, a partir desta terça, julgado por tentativa de golpe de Estado. Lula já fala abertamente como pré-candidato à reeleição.

Os outros nomes apresentados não chegaram a 10% das intenções de voto entre os eleitores do Rio de Janeiro, segundo a AtlasIntel.

Confira os índices da pesquisa para a presidência da República entre eleitores do estado do Rio de Janeiro:

  • Lula (PT) – 35%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 33,5%
  • Ciro Gomes (PDT) – 8,4%
  • Romeu Zema (Novo) – 3%
  • Ratinho Junior (PSD) – 2,9%
  • Eduardo Leite (PSD) – 2,5%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil) – 2,1%
  • Outro – 9%
  • Branco/nulo – 3,2%
  • Não sei – 0,3%

Não foram testados cenários de segundo turno.

O AtlasIntel realizou 2.001 entrevistas com eleitores do estado do Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de agosto. A coleta de dados foi feita pela internet, com o método do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo