Política
Como está a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, segundo a nova pesquisa AtlasIntel
Levantamento entrevistou 1.221 moradores da capital do Rio Grande do Sul entre os dias 2 e 7 de agosto
A candidata Maria do Rosário (PT) lidera numericamente a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, com 34,1% das intenções de voto, segundo a nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira 8. O atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB) aparece, nesse momento, com 30,7% dos votos e na segunda posição no levantamento.
Quando considerada a margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Na sequência, aparecem a ex-deputada federal Juliana Brizola (PDT), com 12,7%, e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), com 12,5%. Os candidatos Luciano Schafer e Fabiana Sanguíneo não alcançaram 1 ponto percentual.
Porto-alegrenses que ainda não sabem em quem votar são 3,6%. Já os que declaram voto branco ou nulo, 5,9%.
Neste mesmo cenário, contabilizando apenas os votos válidos, Maria do Rosário aparece com 37,7% das intenções de voto, seguida de Sebastião Melo, com 34%.
Na comparação com levantamento realizado em julho, a petista ampliou seu grupo de apoiadores em 2 pontos percentuais. O atual prefeito também teve variação positiva, tendo aumentado sua base de eleitores em 3% desde a última sondagem na cidade.
Na divisão social, Maria do Rosário é a preferida entre as mulheres e entre os eleitores com idades entre 35 e 59 anos. Ela também é a principal escolha entre os eleitores agnósticos ou ateus e entre os que têm o ensino médio ou o ensino superior completo.
No critério de renda, a petista não é a preferida somente pelos que recebem menos de dois salários mínimos.
São os mais pobres e os beneficiários do Bolsa Família (75,4%) que indicaram mais votos no atual prefeito, Sebastião Melo.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, os dois candidatos aparecem empatados, com uma pequena vantagem para Sebastião Melo, que teria hoje 46% dos votos, contra 45% da deputada.
A diferença entre os dois candidatos diminuiu na simulação, em comparação com a pesquisa de julho. Naquele levantamento, atual prefeito teria 43,7% das intenções de voto e a deputada federal, 38,2%.
A pesquisa AtlasIntel foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RS-03159/2024 e entrevistou 1.221 eleitores, por meio do Atlas RDR, entre 2 e 7 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O que está em jogo na disputa entre Maria do Rosário e Sebastião Melo em Porto Alegre
Por Murilo Matias
Câmara de Porto Alegre rejeita abertura de impeachment de Sebastião Melo
Por CartaCapital


