Política

Como #AGreveFracassou chegou aos trending topics na Índia?

Indícios de que hashtag contrária à paralisação teria feito sucesso (em português) no país asiático levanta suspeita sobre uso de robôs

Robôs que geram contas falsas e espalham conteúdo em escala industrial podem ter influenciado discussão sobre a greve
Apoie Siga-nos no

O campo de batalha ideológico instalado com a deflagração da greve geral na sexta 28, convocada por centrais sindicais contra as reformas propostas por Michel Temer, chegou até o Twitter. Durante as manifestações, travou-se uma disputa aguerrida nas redes sociais entre as hashtags #BrasilEmGreve e #AGreveFracassou, respectivamente, a favor e contra às manifestações.

A primeira chegou a ficar em segundo lugar nos trending topics do Brasil, enquanto a ascensão da segunda foi comemorada por aqueles contrários à paralisação.

No entanto, uma postagem no perfil do Twitter do site Trendsmap, que mostra as hashtags de maior relevância em qualquer lugar do mundo, chamou a atenção. O post, publicado pelo perfil do Trendsmap India, avisava que #AGreveFracassou chegou, assim mesmo, em português, aos trending topics do país asiático de 1,3 bilhão de habitantes.

O fato levanta suspeitas sobre o uso dos bots, robôs que geram contas falsas e espalham conteúdo em escala industrial, na discussão política sobre a greve.

Segundo reportagem da Deutsche Welle, perfis falsos e bots muitas vezes vêm de locais conhecidos como “click farms”, fazendas de cliques onde pessoas trabalham criando perfis falsos e aumentando a popularidade de clientes. Índia, Arábia Saudita e Madagascar são alguns dos locais conhecidos por abrigarem fazendas de cliques. Consultado pela reportagem, o especialista em redes sociais Torsten Müller afirma que o uso de tal expediente é bem mais comum do os políticos e os partidos (de todas as matizes ideológicas) gostariam de admitir.

O senador petista Lindbergh Farias foi um dos que comentaram o estranho sucesso de #AGreveFracassou no continente indiano.

A hashtag foi também usada por apoiadores reais da torcida para que a paralisação não fizesse suscesso, como Kim Kataguiri e o Movimento Brasil Livre (MBL).

 

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo