Política
Comissão retoma análise de MP que aumenta os salários dos militares
O reajuste se divide em duas etapas: 4,5% neste ano e 4,5% em 2026


A comissão mista responsável pela Medida Provisória 1.293/2025 terá uma reunião deliberativa na próxima terça-feira 8 para avaliar o relatório que prevê aumento nos salários dos integrantes das Forças Armadas.
O reajuste se divide em duas etapas: 4,5% neste ano e 4,5% em 2026. A comissão é presidida pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e tem como vice o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
A MP reajusta os soldos, salários-base pagos aos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O objetivo, segundo o governo, é recompor parte das perdas salariais acumuladas. A proposta, sob a relatoria do deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), altera a Lei 13.954/2019 e recebeu 23 emendas de parlamentares.
A vigência da MP, editada em 28 de março, foi prorrogada em 27 de maio pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o que também estendeu o prazo para análise por 60 dias.
A expectativa é que, após a votação na comissão, o texto siga para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Caso não seja aprovada até o fim do prazo, a MP perderá validade.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça Militar condena civil por estelionato contra a Marinha
Por CartaCapital
Investigação sobre morte de militar em quartel desmente versão de suicídio apresentada pelo Exército
Por CartaCapital
Moraes mantém a prisão de ‘kid preto’ réu por envolvimento na trama golpista
Por CartaCapital