Política
Comissão Interamericana convoca Serra para audiência sobre Carandiru
Entidade cobra respostas do governo brasileiro por não pagamento de indenizações aos familiares de vítimas do massacre ocorrido em 1992
Por Arthur Stabile
Após cobrar formalmente o Governo Federal, liderado pelo presidente Michel Temer (PMDB), a Comissão Interamericana de Diretos Humanos (CIDH) convocou o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), para audiência sobre o Massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, em São Paulo. O encontro acontecerá na Cidade do Panamá, capital do Panamá, no dia 6 de dezembro.
O órgão pressiona o Brasil e o governo de São Paulo, cujo governador é Geraldo Alckmin (PSDB), pelo não pagamento de indenizações aos familiares de vítimas do Massacre, quando 111 presos foram mortos na Casa de Detenção em ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo com a Tropa de Choque.
A convocação de Serra é feita por Mario López Garelli, com autorização do secretário executivo, o brasileiro Paulo Abrão, e solicita ao ministro o envio de uma lista de temas a serem abordados no encontro, além dos integrantes da delegação, caso o país confirme presença.
*Publicado originalmente pela Ponte Jornalismo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.