Política

Comissão da Câmara dá prêmio a Alexandre de Moraes e irrita bolsonaristas

A homenagem teve como justificativa ‘o exemplar trabalho da Justiça Eleitoral como garantidora do Estado Democrático de Direito’ em 2022

O ministro Alexandre de Moraes, do STF e do TSE. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 9, a concessão de um prêmio ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, por indicação do deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

A justificativa da premiação foi “o exemplar trabalho da Justiça Eleitoral como protagonista da democracia e garantidora do Estado Democrático de Direito nas eleições gerais de 2022”.

Também se destacou que “não há dúvida de que esta foi a eleição mais difícil da história brasileira pós-Constituição Federal de 1988” e que “foi preciso muito trabalho sério, compromisso público, destemor e transparência para que tivéssemos resultados incontestáveis em tão curto espaço de tempo”.

O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública ocorre todo ano.

Segundo descrição da Câmara, a honraria é entregue “à administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e a pessoas e/ou entidades da sociedade civil cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque para a causa da transparência e/ou fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos no Brasil”.

Moraes foi premiado na categoria “Governamental”, que trata da “melhor experiência de transparência e de fiscalização realizada por órgão, entidade, programa ou agente da administração pública ou indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios”.

A homenagem ao ministro irritou deputados bolsonaristas, que pediram discussão da proposta.

“O que você está propondo aqui para mim é um absurdo”, disse o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), vice-líder do partido do presidente Jair Bolsonaro na Câmara. “Nós, deputados federais, estamos acompanhando uma cruzada de abusos desse ministro Alexandre de Moraes. E nós vamos, aqui na Câmara, homenageá-lo? Nós aí estamos no fim do mundo.”

Sanderson mencionou o bloqueio da conta do deputado federal José Medeiros (PL-MT) no Twitter e afirmou que ele não havia cometido crime. O parlamentar, sexto deputado federal a ter uma rede social suspensa, disse que não foi comunicado sobre o motivo da punição.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) também protestou contra a premiação, classificando-a como “injustificável”, e ainda criticou a derrota do “voto impresso” no Parlamento.

“O Congresso está acovardado. A Câmara está de joelhos diante do TSE e do STF”, afirmou.

Aureo Ribeiro, que presidia a sessão, argumentou que a proposta de homenagem se dirigiu à Justiça Eleitoral e ocorreu por meio do presidente da Corte.

“A gente está falando do processo eleitoral brasileiro, que, na velocidade recorde, proclamou o resultado. Que teve urna funcionando em todo o País, que conseguiu fazer uma eleição com a urna eletrônica, dando exemplo para o mundo”, declarou Ribeiro. “No ano passado, tivemos a oportunidade de homenagear o ministro [Luís Roberto] Barroso, pelas eleições municipais.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo