Política

Com o apoio de Lula, Kalil lidera corrida ao governo de Minas, mostra pesquisa

Sem os presidenciáveis, Zema ainda aparece à frente da disputa com 44% das intenções de voto, contra 26% do ex-prefeito de BH

O pré-candidato a governador de Minas Gerais pelo PSD, Alexandre Kalil, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fotos: Divulgação e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Dados da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta sexta-feira 8 mostram a liderança do atual governador Romeu Zema (Novo) na corrida ao Palácio da Liberdade. O pré-candidato do Novo aparece com 44% das intenções de voto em primeiro turno, contra 26% de Alexandre Kalil (PSD).

O candidato pré-candidato Carlos Viana (PSL) aparece com 2% das intenções, em terceiro lugar.

A pesquisa também simulou outros cenários, com menos candidatos na disputa. No que são considerados apenas os três primeiros colocados, ainda em primeiro turno, Zema aparece com 46% das intenções de votos, Kalil vai a 29% e Carlos Viana, 5%.

Para um eventual segundo turno, a pesquisa projetou dois cenários. No primeiro, Zema derrotaria Kalil por 50% a 34%. O atual governador também venceria Viana por 61% a 15%.

O levantamento mostra, no entanto, uma conjunção de fatores que expressam que a corrida ao governo está longe de uma definição.

A pesquisa simulou um cenário em que atrela o apoio presidencial ao nome dos pré-candidatos. Com o apoio de Lula, Kalil é o que mais cresce passando de 29% a 42%. Zema cai de 46% para 26% com o apoio de Luiz Felipe D’ávila, e Carlos Viana sobre de 5% para 15% com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo