Política

Com motosserra, deputado de Roraima derruba bloqueio em terra indígena

A área da BR -174 é controlada a noite para proteger a fauna local. Durante o ato, o parlamentar citou Bolsonaro e criticou ONGs ambientais

Créditos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O deputado estadual Jeferson Alves (PTB-RR) derrubou, nesta sexta-feira, um bloqueio na BR-174, que dá acesso a Terra Indígena Waimiri Atroari, ocupada pelo povo Kinja. Um vídeo publicado nas próprias redes do parlamentar, mostram o momento em que, munido de uma motosserra e um alicate,  destrói a corrente colocada no local.

Durante o ato, Jeferson citou o presidente Jair Bolsonaro. “Se depender de mim, hoje, Roraima vai ficar livre dessa corrente que não vai atrasar e isolar meu Estado pelo restante do Brasil. Presidente Bolsonaro, é por Roraima, pelo Brasil, e não a favor dessas ONGs que maltratam meu estado”, disse com a corrente nas mãos.

A Terra Indígena Waimiri Atroari é alvo de uma batalha jurídica envolvendo a construção de um linhão de transmissão de energia, proposto pelo governo federal e barrada pela Justiça. A linha está planejada para interligar Manaus a Boa Vista.

Os índios kinja promovem expedições para fiscalizar a entrada de  invasores e uso ilegal de recursos naturais e são os responsáveis pelo monitoramento de atropelamento de fauna no trecho da BR-174. De acordo com o Instituto Socioambiental, 9.837 animais morreram atropelados entre 1997 e 2016. A comunidade costuma fechar a passagem da BR -174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (Roraima)  durante a noite para impedir o trânsito de carros e caminhões como proteção à fauna local.

A defesa da tribo reagiu à atitude do parlamentar e levou o caso ao Ministério Público Federal e ao do Estado para avaliar o que pode ser feito, além de prever um boletim de ocorrência na Polícia Federal e estudo de medidas judiciais. Além de reafirmarem que o local só é restringido à noite, com permissão de passagem em casos de ambulâncias, caminhões com cargas perecíveis e carros de passeio são permitidos, também alegam que o parlamentar e seus apoiadores coagiram os indígenas que faziam o controle local no momento do ato.

De acordo com a Funai, os indígenas já substituíram as correntes, que são colocadas no início e no final da Terra Indígena.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo