Mundo

Com Lula em 7º, veja o ranking dos presidentes mais populares da América Latina

A extrema-direita lidera o levantamento com Nayib Bukele, de El Salvador

Com Lula em 7º, veja o ranking dos presidentes mais populares da América Latina
Com Lula em 7º, veja o ranking dos presidentes mais populares da América Latina
O presidente Lula (PT) durante a 1ª Cúpula Brasil-Espanha. Foto: Oscar Del Pozo/AFP
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

Uma pesquisa da CB Consultora Opinión Pública, da Argentina, aponta que Lula (PT) é o sétimo presidente mais popular da América Latina em abril. Na sondagem anterior, de março, o petista era o oitavo.

A extrema-direita lidera o levantamento com Nayib Bukele, de El Salvador, que registra 70,1% de imagem positiva. A vice-líder é Claudia Sheinbaum, do México, com 69,1%. Completam o top cinco Rodrigo Chaves, da Costa Rica, com 59,5%; Luis Abidaner, da República Dominicana, com 57,3%; e Rodrigo Paz, da Bolívia, com 52,9%.

Lula tem 48,4% de imagem positiva e 49,1% de imagem negativa. Em março, seus índices eram, respectivamente, de 46,6% e 49,8%. Já o argentino Javier Milei caiu de 11º para 14º e contabiliza apenas 36,2% de imagem positiva.

Confira o ranking atualizado:

Fonte: CB Consultora Opinión Pública

A consultoria entrevistou 40.528 pessoas de 18 anos ou mais em Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, México, Guatemala, Honduras e República Dominicana, entre 13 e 18 de abril. A média é de 2.001 a 2.701 respondentes por país. A margem de erro é de até 2,2 pontos percentuais por país.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo