Política

Com Lula e Haddad, PT oficializa candidatura de Jilmar Tatto

O nome do candidato a vice-prefeito ainda não foi definido, mas são cotados os de três mulheres do próprio partido

Haddad e Jilmar Tatto em ato de oficialização da candidatura — Foto: Felipe Araújo/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Com apoio do ex-presidente Lula e do ex-prefeito Fernando Haddad, o Partido dos Trabalhadores oficializou, neste sábado 12, a candidatura de Jilmar Tatto à Prefeitura de São Paulo.

O evento aconteceu de forma online, mas Tatto fez um discurso em cima de uma laje, na Zona Sul da capital, ao lado de Haddad. Integrantes do PT e jornalistas acompanharam o discurso por meio da transmissão em um telão montado na sede do diretório municipal, na Bela Vista, região central da cidade.

“Sei da minha responsabilidade, sei o que o povo está sofrendo. Tenho experiência pra governar São Paulo. Vamos voltar o passe livre do estudante e descentralizar a administração”, afirmou Tatto.

O nome do candidato a vice-prefeito ainda não foi definido, mas são cotados os de três mulheres do próprio partido.

O pré-candidato prometeu rever todos os contratos da Prefeitura aumentar a taxa paga pelos mais ricos em impostos municipais, como ISS e IPTU, e ainda implantar gradualmente o passe livre no sistema de ônibus. Hoje, a tarifa unitária custa R$ 4,40.

Jilmar Tatto foi secretário municipal de Abastecimento, de Transportes e da Casa Civil durante o governo de Marta Suplicy e novamente secretário dos Transportes na gestão Fernando Haddad.

“Você pode ainda não conhecer o Jilmar Tatto, mas com certeza conhece os benefícios do trabalho dele”, disse Haddad.

Críticas a Bolsonaro 

Diferentemente de seus adversários, que optaram por dar um tom nacional aos lançamentos de suas pré-candidaturas, Tatto não mencionou o presidente Jair Bolsonaro em seu discurso. Coube ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que gravou um vídeo, nacionalizar o evento.

“A partir de São Paulo, e de cada cidade neste País, vamos juntos reconstruir este nosso Brasil”, disse Lula. A “reconstrução” do Brasil a partir das cidades é o mote nacional das campanhas do PT nestas eleições municipais. Lula deve repetir o bordão em programas dos 85 candidatos petistas lançados em cidades onde o segundo turno é previsto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo