Economia

Com Lira na relatoria, Câmara instala comissão da isenção do Imposto de Renda

O ex-presidente da Casa prometeu entregar o relatório final neste semestre e falou em missão dada por Lula 

Com Lira na relatoria, Câmara instala comissão da isenção do Imposto de Renda
Com Lira na relatoria, Câmara instala comissão da isenção do Imposto de Renda
O colegiado será presidido por Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e terá Arthur Lira (PP-AL) como relator. Foto: Vinícius Nunes/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

A Câmara instalou nesta terça-feira 6 a comissão especial que tratará da ampliação da isenção do Imposto de Renda. O colegiado será presidido pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e terá o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) como relator.

Em sua posse, Rubens disse que o colegiado será conduzido sob três premissas: democratização do debate, dados técnicos oficiais e publicidade e transparência da matéria. Segundo o presidente, a composição, que vai da direita à esquerda, demonstra que a proposta é de interesse de todos e que terá um caminho fácil para a aprovação, apesar de futuras alterações no texto.

Para Lira, os trabalhos da relatoria serão feitos com diálogo e baseados em estatísticas. O deputado prometeu entregar o parecer final até o fim do primeiro semestre, em 27 de junho, mesmo com o prazo de funcionamento do colegiado de até 120 dias.

Segundo o relator, audiências públicas com “quem produz” e com “quem move a máquina” serão propostas para debater uma compensação aos cofres públicos. Por ora, a ideia do governo Lula (PT) para equilibrar a perda de receita é um imposto mínimo de até 10% para quem ganha mais de 50 mil reais por mês, o equivalente a 600 mil por ano.

Lira também se declarou “escravo do diálogo” e falou sobre cumprir a missão dada pelo petista quanto a “justiça social e justiça tributária”. Segundo o ex-presidente da Câmara, ninguém na Casa será contra a isenção para quem ganha até 5 mil reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo