Mais distante dos petistas, PSB avança em negociação com Ciro

Com rejeição de parte dos socialistas ao PT e impasse em Pernambuco, tendência atual é partido apoiar pré-candidato pedetista

Ciro integrou o PSB entre 2006 e 2013

Apoie Siga-nos no

Após desistir de lançar uma candidatura própria, a tendência atual do PSB é apoiar Ciro Gomes, do PDT. Enquanto mantém conversas frequentes com Carlos Lupi, presidente da legenda trabalhista, o partido se afasta cada vez mais de uma possível aliança com o PT.

Segundo interlocutores do PSB, há grande rejeição no partido aos petistas, em especial no Sudeste, o que dificulta uma aliança nacional. A indefinição do cenário em Pernambuco também trava o avanço nas negociações.

Leia também:
Esquerda debate candidato único, mas PT não vê saída além de Lula
Haddad passa a ser advogado de Lula e amplia dias de visita

O estado poderia ser o palco de uma aproximação nacional entre PT e PSB, já que Lula visitou o governador Paulo Câmara, do PSB, e Renato Campos, viúva de Eduardo Campos, em fevereiro deste ano, antes de ser preso.

Apesar de os socialistas pernambucanos defenderem abertamente uma aliança local e nacional com os petistas, a tendência é que o PT lance a candidatura da vereadora Marília Arraes, neta de Miguel Arraes, em vez de apoiar a reeleição de Câmara.

Empatada em pesquisas locais com o atual governador, Marília tem afirmado que grande parte do partido apoia sua candidatura e disse recentemente não haver “plano B”, argumentação semelhante à adotada pelo PT em relação ao nome de Lula à Presidência. 


Em meio à insistência da pré-candidata e de setores do PT em lançar a candidatura, o PSB de Pernambuco tem feito esforços para não fechar as portas para um acordo nacional que possa evitar a disputa entre as legendas no estado. Após encontro entre Ciro, Câmara e Renata Campos, o PSB local defendeu que o partido feche aliança com Lula.

Apesar disso, o PSB nacional está inclinado a apoiar Ciro. Discute-se neste momento a possibilidade de o partido indicar Márcio Lacerda, ex-prefeito de Belo Horizonte, para ser vice do pedetista. Nos estados do Sudeste, nomes como Márcio França, aliado histórico do PSDB em São Paulo, rejeitam uma possível aliança com o PT.

Se confirmada a indicação de Lacerda como vice de Ciro, Fernando Pimentel, que disputa a reeleição ao governo de Minas Gerais, pode ser beneficiado indiretamente. O petista deseja uma eleição “plebiscitária” com Antonio Anastasia, do PSDB. Com Lacerda fora da disputa, haveria menos dispersão de votos.

Lacerda foi coordenador de campanha de Ciro em 2002, quando o ex-ministro disputou a presidência pelo PPS. O atual presidenciável do PDT ingressou no PSB em 2006 e foi eleito deputado federal pelo partido. Ele deixou a legenda em 2013.

Ao site Poder360, Carlos Lupi, presidente do PDT, afirmou nesta terça-feira 3 que houve avanço nas negociações com o PSB. “A aliança vai acontecer”, declarou.

No início do ano, o PSB investiu em uma possível candidatura de Joaquim Barbosa. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal desistiu de participar da disputa em maio. Após a negativa do ex-magistrado, os socialistas preferiram não lançar um nome próprio e iniciaram negociações com outros partidos.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

tinder fake numara alma 12 de março de 2023 09h15
Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your website is wonderful, let alone the content!

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.