Política

CNT/MDA: Rejeição a Doria, Moro, Bolsonaro e Ciro supera rejeição a Lula

Quando a questão é o candidato não votariam de jeito nenhum, Doria tem 64%, Bolsonaro 59,2%, Moro 52,7% e Ciro Gomes 51,4%

Bolsonaro, Lula e Doria
Apoie Siga-nos no

A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte em parceria com o Instituto MDA, divulgada nesta quinta-feira 16, reforça o favoritismo de Lula na corrida presidencial: 42,8% votariam nele, contra 25,6% em Jair Bolsonaro.

Já Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria tem, respectivamente, 8,9%, 4,9% e 1,8% das intenções de voto.

Outro dado interessante diz respeito à taxa de rejeição dos atuais cotados para a disputa. Mesmo candidatos desconhecidos do eleitorado e que pontuam mal nas intenções tem rejeição maior do que o petista. 

Quando o assunto é o candidato não votariam de jeito nenhum, João Doria tem 64%, Jair Bolsonaro 59,2%, Sergio Moro 52,7%, Ciro Gomes 51,4% e Rodrigo Pacheco 43,6%. Já a rejeição de Lula mal ultrapassa os 40%.

 

Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Os números são os seguintes:

Dos respondentes, 22,3% disseram que votariam com certeza em Jair Bolsonaro se ele for candidato
a presidente no ano que vem; 14,8% disseram que poderiam votar nele. A rejeição ao presidente, por outro lado, é bem maior: 59,2% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

Quando o candidato é Lula, 40% dizem que votariam certamente nele caso o petista seja candidato a
presidente no ano que vem; 15,7% disseram que poderiam votar nele. Por outro lado, 40,5% disseram que não votariam nele para presidente de jeito nenhum

Já Sergio Moro é apontado como a escolha certeira de 5,9% dos entrevistados; 31,1% dizem que poderiam votar nele. Por outro lado, 52,7% disseram que não votariam nele de jeito nenhum e 5,9% disseram não o conhecer ou saber quem ele é.

Na mesma pesquisa, Ciro Gomes tem com 3,2% de eleitores cativos, e 34% que poderiam votar nele. Por outro lado, 51,4% disseram que não votariam nele para presidente de jeito nenhum. O percentual da amostra que não o conhece chega a 6,6%.

O tucano João Doria tem a maior taxa de rejeição entre os pré-candidatos: 64% disseram à CNT/MDA que não votariam nele de jeito nenhum, contra apenas 1,4% que votariam nele com certeza. Os que poderiam vota nele, são 17,8%, e 13,2% disseram não o conhecer

Já o senador Rodrigo Pacheco, atual presidente da Casa, é o mais desconhecido: 45% disseram não o conhecer ou saber quem é. Apenas 0,2% disseram que votariam nele e 8,1% disseram que poderiam votar nele. Por outro
lado, 43,6% disseram que não votariam nele para presidente de jeito nenhum.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo