Política

CNT/MDA: Lula tem 48% das intenções de voto contra 41% de Bolsonaro no 2º turno

Nos votos válidos, o petista tem 53,5%, ante 46,5% do ex-capitão

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

A pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizada pelo instituto MDA mostra que o ex-presidente Lula (PT), a 13 dias da votação, lidera a corrida presidencial com 7 pontos de vantagem. O petista tem, nesta segunda-feira 17, 53,5% dos votos válidos contra 46,5% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Este é o primeiro levantamento da CNT/MDA no segundo turno. Nele, é possível ver que, nos votos totais, há 10,1% de votos brancos, nulos ou indecisos neste momento. Lula, neste caso, soma 48,1% e Bolsonaro, 41,8%. Os dados são do cenário estimulado pelo instituto. No espontâneo, Lula tem 46%, Bolsonaro 41% e há 13% que não optam por nenhum dos dois candidatos.

Alto nível de definição do voto

A pesquisa revela ainda um alto nível de convicção registrado entre os eleitores de Lula e Bolsonaro. Ambos têm, segundo o instituto, cerca de 95% de eleitores que dizem não mudar sua escolha até o dia 30 de outubro.

Há, portanto, pouca margem de migração entre os dois candidatos. A franja de eleitores com maior potencial de mudanças, conforme mostra a pesquisa, está entre brancos e nulos, grupo em que 79,3% já estariam plenamente decididos, mas 20,7% admitem alguma abertura para mudanças até o dia 30 de outubro.

Rejeição de Bolsonaro e Lula cai 4 pontos

O levantamento revela também uma queda na rejeição de Lula e Bolsonaro em comparação com a última pesquisa CNT/MDA do primeiro turno. Naquela ocasião, o ex-capitão tinha 54% dos eleitores que apontavam não votar nele sob qualquer circunstância. O percentual desta segunda é de 50%.

Lula, que já tinha uma rejeição menor do que a de Bolsonaro, também caiu no mesmo patamar. Em 30 de setembro, data da última pesquisa, o petista somava 48% de eleitores que não votariam nele em nenhuma hipótese. O grupo hoje é de 44%.

Perfil dos eleitores

Os resultados mostram que Lula tem sua vantagem puxada pelos bons desempenhos que registra no eleitorado feminino (57%), entre os mais jovens (64%) e eleitores com menor faixa de renda (66%). O ex-presidente vai ainda significativamente melhor no Nordeste, onde vence Bolsonaro por 71% a 29%, e entre os católicos, grupo em que vence por 59% a 41%.

Há ainda bons percentuais para Lula nas menores faixas de escolaridade – entre os eleitores que estudaram até a 5ª série Lula soma 73% e entre os entrevistados que possuem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental o petista marca 58%.

Bolsonaro tem seus melhores resultados entre os mais ricos – 55% na faixa média de renda e 59% na faixa que ganha acima de 5 salários mínimos. O eleitorado evangélico é o outro grupo que dá vantagem ao ex-capitão (68%). Há ainda margem significativa para ele entre os eleitores com ensino superior (57%). Em todas as demais estratificações da pesquisa, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados. Veja os resultados:

Para chegar aos dados divulgados nesta segunda-feira, o instituto MDA ouviu, presencialmente, 2.002 eleitores brasileiros entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral, o levantamento está registrado como BR-05514/2022. Veja a íntegra:

Pesquisa CNT de Opinião – Rodada 156

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo