Política

CNT/MDA: Com 37,3% dos votos, Lula cresce, assim como Bolsonaro

Apesar do impasse sobre candidatura de petista, o número de eleitores que diz votar no ex-presidente espontaneamente cresceu desde abril

Sem ser apontado como indicado de Lula, Haddad já seria o maior herdeiro de seus votos
Apoie Siga-nos no

A primeira pesquisa realizada após o início oficial da campanha eleitoral deste ano mostra Lula ainda mais consolidado na dianteira, apesar do impasse sobre sua candidatura à Presidência.

Segundo o levantamento do instituto MDA encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes, o ex-presidente tem 37,3% das intenções de voto, um crescimento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de maio do mesmo instituto, quando ele registrou 32,4%.

Leia também:
ONU deixa Barroso, um ‘neoliberal progressista’, em apuros
Marina enfrenta Bolsonaro em debate entre presidenciáveis

Um dado que impressiona é o crescimento de Lula na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe seu nome favorito sem ter acesso aos nomes de todos os candidatos. Lula passou de 18,6%, em maio, para 20,7% nesse quesito. Como a tendência do petista é ter sua candidatura impedida pela Justiça, imaginava-se que o eleitor passaria a mencionar menos o seu nome de forma espontânea. Bolsonaro também subiu na espontânea:  de 12,4% para 15,1%.

Na pesquisa estimulada, Jair Bolsonaro, do PSL, vem em segundo lugar, com 18,8% das intenções de voto. Em maio, ele tinha 16,7%. Atrás deles há um disputada pelotão, que está empatado tecnicamente – a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais. Marina Silva (Rede) tem 5,6%, Geraldo Alckmin (PSDB), 4,9%, e Ciro Gomes (PDT), 4,1%.

O levantamento não chegou a propor um cenário com Fernando Haddad como candidato petista no lugar de Lula, mas estimou quem seria o nome favorito do eleitorado do ex-presidente caso ele não possa concorrer. Entre os 37,3% que declararam voto em Lula, 17,3% dizem que votariam em Haddad. No caso, o ex-prefeito não foi apontado como substituto de Lula, mas apenas surgiu como uma das alternativas caso o ex-presidente não possa concorrer.

Um número expressivo diz apoiar Marina Silva: 11,9%. Ciro viria em terceiro nesse quesito, com 9,6%. Bolsonaro teria 6,2% dos votos do petista, segundo o levantamento.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo