Política

CNT/MDA: Bolsonaro, Marina e Alckmin têm rejeição superior à de Lula

Candidato do PSL lidera ranking de rejeição e petista é o sexto na mesma lista entre os mais bem colocados em intenção de voto

Bolsonaro também é um dos candidatos que menos atrai os indecisos
Apoie Siga-nos no

eleicoes-selo.png Bolsonaro é o único candidato que teve um aumento de sua rejeição, segundo o MDA. Em maio, o instituto mediu que 52,8% não votariam no candidato do PSL de jeito nenhum. Todos os outros seis candidatos apresentaram melhoras no indicador. Lula, por exemplo, era rejeitado por 46,8% em maio, mais de cinco pontos percentuais a mais do que o medido pelo levantamento mais recente.

Leia também:
ONU deixa Barroso, um ‘neoliberal progressista’, em apuros
Marina enfrenta Bolsonaro em debate entre presidenciáveis

Segundo a pesquisa, Bolsonaro também é um dos candidatos que menos atrai os indecisos. De acordo com o instituto, 21,6% dos eleitores poderiam votar no candidato do PSL. Alckmin se sai melhor nesse índice: 33,6% dizem que poderiam apoiar o tucano. Mais de 37% dos eleitores afirmam o mesmo sobre Ciro.

Lula e Bolsonaro lideram

A primeira pesquisa realizada após o início oficial da campanha eleitoral deste ano mostra Lula ainda mais consolidado na dianteira, apesar do impasse sobre sua candidatura à Presidência. 

Um dado que impressiona é o crescimento de Lula na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe seu nome favorito sem ter acesso aos nomes de todos os candidatos. Lula passou de 18,6%, em maio, para 20,7% nesse quesito. Como a tendência do petista é ter sua candidatura impedida pela Justiça, imaginava-se que o eleitor passaria a mencionar menos o seu nome de forma espontânea. Bolsonaro também subiu na espontânea:  de 12,4% para 15,1%.

Na pesquisa estimulada, Jair Bolsonaro, do PSL, vem em segundo lugar, com 18,8% das intenções de voto. Em maio, ele tinha 16,7%. Atrás deles há um disputada pelotão, que está empatado tecnicamente – a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais. Marina Silva (Rede) tem 5,6%, Geraldo Alckmin (PSDB), 4,9%, e Ciro Gomes (PDT), 4,1%. 

O levantamento não chegou a propor um cenário com Fernando Haddad como candidato petista no lugar de Lula, mas estimou quem seria o nome favorito do eleitorado do ex-presidente caso ele não possa concorrer. Entre os 37,3% que declararam voto em Lula, 17,3% dizem que votariam em Haddad. No caso, o ex-prefeito não foi apontado como substituto de Lula, mas apenas surgiu como uma das alternativas caso o ex-presidente não possa concorrer. 

Um número expressivo diz apoiar Marina Silva: 11,9%. Ciro viria em terceiro nesse quesito, com 9,6%. Bolsonaro teria 6,2% dos votos do petista, segundo o levantamento.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo