Política
CLT desfigurada: veja os deputados fluminenses e capixabas do voto ‘sim’
Metade dos parlamentares eleitos pelo Rio de Janeiro e pelo Espírito Santo votaram a favor das mudanças na legislação trabalhista


Pauta prioritária do governo e antiga promessa de Michel Temer às entidades empresariais, a reforma trabalhista foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados na madrugada da quinta-feira 27. Na análise do texto-base, foram 296 votos a favor do relatório do deputado tucano Rogério Marinho, do Rio Grande do Norte, e 177 contra.
Metade das bancadas fluminense e capixaba votou a favor do projeto, que altera pontos sensíveis da Consolidação das Leis do Trabalho. Entre as mudanças está a prevalência dos acordos entre patrões e empregados sobre a legislação, obstáculos ao ajuizamento de ações trabalhistas, a possibilidade de parcelamento de férias em três períodos, a flexibilização de contratos de trabalho e o fim da contribuição sindical obrigatória.
Dos 41 representantes do estado do Rio de Janeiro presentes na sessão, 21 votaram “sim”. Dos 10 deputados da bancada do Espírito Santo, cinco aprovaram o projeto de reforma trabalhista proposto pelo governo Temer.
Entre os deputados que aprovaram a redução de direitos trabalhistas, destacam-se o militar da reserva Jair Bolsonaro, representante da “bancada da bala” e pré-candidato à Presidência pelo PSC, Sóstenes Cavalcante (DEM), da bancada evangélica, o peemedebista Pedro Paulo, ex-secretário de Governo da prefeitura do Rio, e Lelo Coimbra, vice-governador do Espírito Santo entre 2003 e 2006 e ex-secretário de Educação.
Confira a relação completa:
Rio de Janeiro
Francisco Floriano (DEM)
Marcos Soares (DEM)
Sóstenes Cavalcante (DEM)
Marcelo Matos (PHS)
Alexandre Serfiotis (PMDB)
Altineu Côrtes (PMDB)
Celso Jacob (PMDB)
Laura Carneiro (PMDB)
Pedro Paulo (PMDB)
Sergio Zveiter (PMDB)
Soraya Santos (PMDB)
Wilson Beserra (PMDB)
Julio Lopes (PP)
Simão Sessim (PP)
Marcelo Delaroli (PR)
Paulo Feijó (PR)
Rosangela Gomes (PRB)
Arolde de Oliveira (PSC)
Jair Bolsonaro (PSC)
Otavio Leite (PSDB)
Cristiane Brasil (PTB)
Espírito Santo
Norma Ayub (DEM)
Lelo Coimbra (PMDB)
Marcus Vicente (PP)
Paulo Foletto (PSB)
Evair Vieira de Melo (PV)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.