Política

Cirurgia controla hemorragia cerebral da ex-primeira-dama Marisa Letícia

Vítima do rompimento de um aneurisma, mulher de Lula segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês “por tempo indeterminado”

Apoie Siga-nos no

O procedimento cirúrgico feito pela equipe do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na ex-primeira-dama Marisa Letícia, foi bem-sucedido. Mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela foi internada nesta terça-feira 24, com uma hemorragia cerebral decorrente da ruptura de um aneurisma.

De acordo com um boletim médico divulgado às 21 horas, ela “foi imediatamente submetida a um atendimento de emergência, seguido de cirurgia endovascular (embolização) e oclusão do aneurisma” e seguirá internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) “por tempo indeterminado”. Seu estado de saúde é grave, mas considerado estável.

No início da noite, Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, havia dito que a ex-primeira-dama havia passado por um cateterismo, concluído com êxito, além de ressaltar que Lula está ” muito preocupado e muito esperançoso”. O procedimento consiste em colocar um catéter (tubo flexível de calibre milimétrico) a partir da virilha e até o cérebro, e, por meio dele, estancar o sangramento.

Antes da realização do procedimento, o médico Roberto Kalil Filho, que atende a família de Lula, reconheceu que o estado de saúde de Marisa Letícia era bastante delicado. “Não se sabe ainda se haverá sequelas”, afirmou, em entrevista no Sírio Libanês.

O aneurisma cerebral é a dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro. Eles costumam ocorrer em regiões enfraquecidas da parede de um vaso sanguíneo. Quando ocorre o rompimento de um aneurisma, o sangramento pode provocar danos irreversíveis às células do cérebro localizadas ao redor da lesão.

Ao lado de Lula, a ex-primeira-dama vem sofrendo a pressão das investigações da Operação Lava Jato. Em dezembro, ela foi transformada em ré pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, em ação que envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente.

Lula a acompanha no hospital desde que tomou conhecimento do ocorrido. Pela manhã, o ex-presidente havia participado de uma reunião da CUT em São Bernardo do Campo, na qual discursou. Por meio das redes sociais, ele agradeceu pelas manifestações de carinho e pensamentos positivos. “Agora, é aguardar a recuperação com muita fé”, escreveu, pouco antes da divulgação do boletim médico.

No início da tarde, o ex-presidente já havia manifestado o desejo de uma rápida recuperação da esposa:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar