Política

Ciro vai à Justiça e cobra explicação de Roberto Jefferson por divulgação de fake news

Montagem inseriu trechos de entrevista de Ciro em interceptações de facções criminosas. Conta de Jefferson foi excluída

O ex-deputado Roberto Jefferson. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Ciro Gomes, principal nome do PDT para concorrer à Presidência em 2022, interpelou judicialmente o presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, devido à divulgação de fake news que colocam o pedetista em uma suposta conversa com um “chefe de facção criminosa”. A gravação telefônica é falsa.

O vídeo foi compartilhado na conta de Roberto Jefferson no Twitter, acompanha do da mensagem “o silêncio dos bons fortalece a ação dos maus”. No entanto, segundo agências de checagem, a suposta gravação era uma montagem de interceptações feitas pela Polícia Federal entre membros de facções e uma entrevista de Ciro ao humorista Maurício Meirelles, em 2019.

O vídeo foi publicado no dia 4 de maio. Na quinta-feira 6, a conta de Jefferson foi excluída da rede social, assim como a montagem originalmente publicada.

Em ofício enviado ao Juizado Especial Criminal de Brasília, os advogados de Ciro cobram que Jefferson seja obrigado a prestar explicações sobre quais informações ele possuía acerca da “suposta ligação de Ciro Gomes com o suposto líder de facção, como as obteve e como as comprova”, além do que o motivou a compartilhar um vídeo que já era comprovadamente adulterado.

“O pedido de explicações vincula-se ao esclarecimento de situações impregnadas de equivocidade, ambiguidade ou dubiedade, em ordem a viabilizar, tais sejam os esclarecimentos eventualmente prestados, a instauração de processo de conhecimento tendente à obtenção de um provimento condenatório”, explicam os advogados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo