Política

Ciro se defende de críticas após polêmica em evento na Firjan: ‘Má-fé’

Para o candidato do PDT à Presidência, a revolta gerada está envolvida com as narrativas criadas pelas campanhas eleitorais dos seus adversários

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, publicou em suas redes sociais uma nota em que se defende de críticas recebidas após uma frase polêmica dita durante um evento na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, na quarta-feira 31. 

O pedetista afirmou que o encontro foi um realizado visando atingir “gente preparada” e que seria difícil explicar os mesmos temas para pessoas que moram em comunidades. “É um comício para gente preparada, imagina explicar isso na favela”. 

Nas redes sociais, Ciro escreveu que “a pior luta da sinceridade é contra a hipocrisia”.

“Fiz uma palestra na Firjan sobre temas extremamente técnicos – capazes de serem entendidos por poucos – e concluí com uma autocrítica por usar linguagem tão técnica”, publicou. “Daí a dizer que menosprezei moradores das favelas é muita má-fé”.

Ainda segundo o pedetista, “um diretor da Firjan chamou a palestra de ‘aula’. Respondi, brincando, que era ‘um comício’. E completei: ‘imagine explicar na favela, seria pesado’. Usei o termo ‘gente preparada’ no sentido técnico, nunca como menosprezo à sabedoria popular. Que amo e respeito”.

Para ele, a polêmica gerada está envolvida com as narrativas criadas pelas campanhas eleitorais. 

“Isso não se dá por acaso. Com medo do nosso crescimento, as máquinas do ódio do petismo e do bolsonarismo destamparam suas usinas de agressões, fake news e manipulações”, disse aos seguidores. “Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo