CartaExpressa
Ciro Nogueira pede a Moraes autorização para visitar Bolsonaro
O ex-ministro se comprometeu a cumprir todas as regras impostas pelo Supremo


O líder do PP, senador Ciro Nogueira (PI), pediu nesta segunda-feira 6 ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorização para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar, nesta semana.
O senador, que foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro, já visitou o ex-presidente no primeiro dia de prisão domiciliar, no início de agosto. No requerimento pedindo a visita, o senador afirmou ter exercido o cargo de na Casa Civil e cita vínculo de “amizade pessoal de longa data”.
O ex-ministro ainda se comprometeu a cumprir todas as regras impostas por Moraes, como as inspeções em todos os veículos que saírem da residência do ex-presidente e a proibição de fotos.
Segundo o documento, Ciro quer visitar Bolsonaro nesta quarta-feira 8 ou na quinta-feira 9. O pedido acontece após o Cacique do PP citar em entrevista ao jornal O Globo os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Paraná, Ratinho Jr. (PSD), como os candidatos da direita à Presidência em 2026.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), não gostou das declarações e disse que o senador não é porta-voz do ex-presidente. “A ansiedade de Ciro Nogueira em se colocar como candidato a vice-presidente do governador Tarcísio é vergonhosa, é algo tão gritante que ele já se coloca como porta-voz do presidente Bolsonaro, o que ele não é”, escreveu Caiado na rede social X.
Mais tarde, Nogueira respondeu que o governador estaria “com o tempo livre” devido ao tamanho do comentário crítico. E concluiu: “Nosso adversário é Lula. Caiado, pode falar qualquer coisa: você está certo. Satisfeito?”
Com Bolsonaro fora do páreo para concorrer ao próximo pleito eleitoral, a direita enfrenta dificuldades para definir um nome. A indefinição tem gerado desgastes ao campo político, principal opositor do governo do presidente Lula (PT).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro Nogueira cobra unificação da direita em meio a disputa pelo espólio eleitoral de Bolsonaro
Por Gabriel Andrade
‘Não assinei e não vou assinar’, diz Ciro Nogueira sobre impeachment de Moraes
Por CartaCapital