Política

Ciro Gomes: “Não é mais possível para mim andar com o PT na política”

O candidato do PDT diz em entrevista a rádio gaúcha que não irá apoiar Fernando Haddad no segundo turno

Ciro Gomes: “Não é mais possível para mim andar com o PT na política”
Ciro Gomes: “Não é mais possível para mim andar com o PT na política”
Ciro se afasta do PT
Apoie Siga-nos no

Ciro Gomes elevou o tom das críticas ao PT. Em entrevista por telefone à Rádio Gaúcha, do Rio Grande Sul, o presidenciável afirmou de maneira peremptória que não pretende apoiar Fernando Haddad no segundo turno caso o petista passe para a próxima fase da eleição. O PT, disse, tornou-se uma organização odienta de poder e tem o espírito de escorpião, por não apoiar ninguém e só desejar que os outros o apoiem.

“O PT contou comigo ao longo dos últimos 16 anos. Na medida em que eles se juntam com o Renan Calheiros, que presidiu o Senado no impeachment que eles chamam de golpe, que estão juntos no Ceará com o Eunício Oliveira, não é mais possível, para mim, andar com eles na política”.

Leia também:
Após prisão, candidatura de Beto Richa ao Senado derrete
Bolsonaro foi acusado por ex-mulher de ocultar bens em 2006 e furtar cofre

Ciro reafirmou seu apreço por Haddad, um “amigo”, mas negou que o tenha convidado para ser seu vice e repetiu que o PT “tem feito muito mal ao Brasil de um tempo para cá”. Acrescentou que nunca aceitaria participar, como candidato à vice, da “farsa” eleitoral montada por Lula.

O pedetista considera possível disputar um segundo turno contra Haddad (“sou o único capaz de vencer os petistas sem ódio”) e garantiu que esta será a última eleição presidencial que pretende disputar.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo