Política
Ciro diz que não há ‘força humana’ capaz de fazê-lo desistir de candidatura
Segundo o pré-candidato do PDT, o País vive uma tragédia que se deve ‘ao modelo econômico e ao modelo de governança política’


O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, negou nesta terça-feira 31 a possibilidade de se retirar da disputa eleitoral.
“Não há força humana capaz de abalar a minha disciplinada decisão que tenho de dar ao povo uma alternativa. Que Deus abençoe esta grande Nação”, afirmou o pedetista ao jornal Correio Braziliense.
Segundo Ciro, o Brasil vive uma tragédia que se deve “ao modelo econômico e ao modelo de governança política”. O pedetista acrescentou que “a vida do povo é estressada pela volta pesada da inflação, fazendo com que constantemente a taxa de juros brasileira seja a maior do mundo”.
O presidenciável ainda afirmou que, “por mais que as pessoas sejam diferentes, os modelos são rigorosamente os mesmos desde Fernando Henrique até aqui”.
De acordo com o mais recente levantamento do Datafolha, divulgado em 26 de maio, Ciro tem 7% das intenções de voto no primeiro turno. Lula (PT), o líder, soma 48%, enquanto Jair Bolsonaro (PL), o segundo colocado, vai a 27%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lenio Streck: Apesar do que alega Ciro, Lula foi inocentado e pode processar quem diz o contrário
Por CartaCapital
Ciro intensifica críticas a Lula, mas principal alvo ainda é Bolsonaro, mostra levantamento
Por CartaCapital
55% dos eleitores de Ciro admitem mudar de voto até o dia da eleição, diz pesquisa
Por CartaCapital