Política

‘Cinismo impressionante’: políticos reagem ao discurso de Moro no Podemos

A esquerda relembra a íntima relação do ex-juiz com Jair Bolsonaro; bolsonaristas acusam ‘traição’ e criticam aceno à mídia

Apoie Siga-nos no

O discurso de filiação de Sergio Moro ao Podemos, realizado na manhã desta quarta-feira 10, seguiu um tom de pré-candidatura, em que o ex-ministro tentou se descolar do ex-chefe, Jair Bolsonaro.

As declarações de Moro, no entanto, causaram revolta de parte da oposição, que usou as redes sociais para relembrar a íntima relação do ex-juiz com o atual presidente.

“O cinismo de Sergio Moro é impressionante. O sujeito foi ministro do Bolsonaro, isso já diz tudo sobre ele”, escreveu Ivan Valente (PSOL-SP).

“Sergio Moro agora fala ‘chega de rachadinhas’, mas quando ministro da Justiça se calou, ou melhor, fingiu que não era com ele”, acrescentou o parlamentar ao relembrar o episódio em que o então ministro foi consultado sobre o tema e declarou não ser de sua alçada emitir explicações sobre.

Outro político a reagir rapidamente ao discurso foi Glauber Braga, cotado para ser o candidato do PSOL à Presidência em 2022. Na publicação, o parlamentar destacou o fato de que poderá enfrentar o ex-juiz nas urnas.

“Moro fez hoje o seu primeiro pronunciamento como candidato a presidente declarado. Estarei nos debates contra ele e Bolsonaro? Não sei. A conferência eleitoral do PSOL decidirá ano que vem. Mas podem ter certeza: se a militância me der essa tarefa vou cumpri-la com toda energia”, publicou Braga.

Paulo Teixeira, deputado federal e secretário-geral do PT, também comentou o discurso:

“O problema do Sérgio Moro não é ter uma voz fraca, o grave é a sua voz falsa”, destacou o parlamentar em referência a declaração de Moro de que recebe críticas pela sua ‘eloquência’ e pelo tom da sua ‘voz’.

Direita animada

Houve quem também se animasse com o discurso entre os políticos. Nomes da direita que compuseram a base eleitoral de Jair Bolsonaro publicaram análises animadas sobre as promessas do pré-candidato.

O empresário João Amoêdo, fundador e ex-candidato à Presidência pelo partido Novo, usou seu perfil para celebrar o discurso. Amoêdo recentemente desistiu de concorrer novamente ao Planalto e deu lugar a Felipe d’Ávila, atual pré-candidato pelo Novo.

“Muito bom 1º discurso de Moro como político […]. Deixou clara a importância de que este seja um projeto da sociedade, com engajamento de todos”, escreveu o empresário.

Kim Kataguiri e Fernando Holiday, políticos ligados ao MBL, foram os mais animados com Moro. Os ex-bolsonaristas fizeram dezenas de publicações sobre o evento de filiação, destacando pontos que consideraram positivos nas declarações. Ambos elogiaram os ataques ao ‘bolsopetismo’.

“Entre as opções da terceira via, Sergio Moro traz esperança ao fazer um discurso firme, mas que também é aglutinador”, escreveu o animado Holiday.

Bolsonaristas criticam

A ala bolsonarista foi outra a não se mostrar animada com a candidatura do ex-aliado. Blogueiros bolsonaristas famosos nas redes sociais se organizaram para criticar Moro.

“Moro traidor acenando para a mídia”, escreveu o perfil do blog TeAtualizei.

A tese foi repetida por Rodrigo Constantino, outro convicto apoiador do presidente.

“Moro toca em pontos importantes, sem dúvida, acerta em muitas pautas, mas adota discurso genérico, abrangente e um tanto demagógico”, escreveu Constantino em uma das publicações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo