Política

Cinegrafista do caso Paraisópolis diz que equipe de Tarcísio pediu sua demissão da Jovem Pan

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o repórter cinematográfico deu detalhes da pressão que sofreu para apagar as imagens da operação policial

O ex-ministro Tarcísio de Freitas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O repórter cinematográfico da Jovem Pan Marcos Andrade, que gravou as imagens do tiroteio em Paraisópolis durante a passagem de Tarcísio de Freitas (Republicanos) pelo local, afirmou que a equipe do candidato bolsonarista, após pedir para que ele apagasse as imagens da câmera, pressionaram a emissora pela sua demissão.

A denúncia foi feita em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada. Na conversa, Andrade contou detalhes da pressão sofrida após a captação das imagens. Ele diz que, apesar da ofensiva, até o momento a emissora o informou que não pretende cortá-lo do quadro de funcionários. Sugeriram, porém, que ele gravasse um vídeo de apoio para Tarcísio. “Aquela conversa de que seria legal [gravar um vídeo para ele]”.

“Ontem [terça, quando o áudio da equipe de Tarcísio pedindo que imagens fossem apagadas foi revelado] foi um dia muito difícil, né? Porque houve comunicação da equipe [do Tarcísio] com a empresa [Jovem Pan] cobrando uma postura da empresa de desligamento”, contou. “Até ontem, a hora que eu saí de lá, eles bateram o pé e desligamento zero. Não falaram o que iam fazer, entendeu? Mas me pediram para eu gravar um vídeo para o Tarcísio”, acrescentou, indicando não saber se o vídeo será usado na campanha do bolsonarista e reforçando que, até aqui, pelo que compreendeu, se trata de uma sugestão.

Ao jornal, ele identificou o membro da campanha do Tarcísio que o pressionou a apagar as imagens. Trata-se, segundo ele, de Fabrício Cardoso de Paiva, um agente licenciado da Abin. A identidade do assessor foi revelada pelo site The Intercept Brasil e confirmada por Andrade por meio de fotografias. Ele diz que Tarcísio não participou da conversa, que teria acontecido ‘ao pé do ouvido’.

A presença de agentes federais na segurança e assessoria de um candidato ao governo, conta Andrade, que está habituado a cobrir política local, o estranha. “Tem muita polícia. Só que você não consegue distinguir quem é quem. Quando você olha para o lado e fala assim: tem um federal aqui, um cara da Abin, um militar. Isso é normal?”, questionou. “Eu já fiz várias campanhas. Estado, praxe, [é ter] policial militar. […] Um candidato ao governo com esse estafe eu nunca vi. Foge da normalidade”.

Na conversa, Andrade relata ainda temer pela segurança da sua família após o ocorrido. A esposa está grávida de 8 meses. Ele conta ainda que pretende se desligar da emissora após o caso.

Em nota ao jornal, a campanha de Tarcísio nega o pedido para apagar as imagens, bem como a pressão pela demissão do cinegrafista e cita que o repórter cinematográfico esteve na van do candidato que retirou os presentes do local próximo ao tiroteio e teria agradecido por ter sido retirado em segurança. Ainda na nota, a campanha do bolsonarista alega que, quando esteve na Jovem Pan, Andrade também a recebeu e agradeceu Tarcísio pelo auxílio.

Já a Jovem Pan alega que todas as imagens gravadas por Andrade foram exibidas e que não houve contato com a emissora por parte da equipe de Tarcísio para pedir que os vídeos não fossem veiculados e que, portanto, não teve restrição ao trabalho jornalístico.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo