Política

“Chula, pequena, inútil, abjeta e racista”, diz Mandetta sobre Bia Kicis

Deputada bolsonarista publicou montagem com Moro e Mandetta para criticar programa de trainee do Magazine Luiza

Ex-ministro Mandetta respondeu deputada Bia Kicis após piada racista.
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta respondeu a piada racista feita pela deputada federal bolsonarista, Bia Kicis (PSL/DF). “Racista nauseabunda. Chula. Pequena. Inútil. Abjeta. Racista”, disse o ex-integrante do governo ao Estadão.

Depois, por telefone, afirmou que lamenta profundamente ver uma parlamentar se prestar a esse tipo de provocação.

“É triste ver isso. Para mim, não ofende em nada ser caracterizado como negro. Muito pelo contrário. Sou totalmente favorável à companha da Magazine Luiza. Já era fã da dona Luiza e seria, com orgulho, um garoto propaganda de sua loja”, disse Mandetta.

A “piada”

Bia publicou em suas redes sociais uma montagem com os rostos dos ex-ministros Sérgio Moro (Justiça) e Mandetta pintados de negro, sugerindo que ambos poderiam buscar vagas de emprego na rede Magazine Luiza, em referência ao programa de trainee apenas para negros anunciado pela empresa.

Ao divulgar a mensagem que traz o título “Não tá fácil pra ninguém!”, a deputada escreveu em sua publicação: “Não tá fácil mesmo!”.

Imediatamente, o nome da parlamentar se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter e os internautas a acusaram de crime de racismo.

“O povo não consegue mais entender um meme. Sabe quem é racista? A Magazine Luiza e quem mais achar que os negros precisam de favor e ter vaga exclusiva para emprego porque não têm capacidade intelectual. Nem falem quem é falta de oportunidade porque pobre branco tem as mesmas dificuldades”, escreveu em seu perfil no Twitter.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo