Mundo
Chanceler terá de ir à Câmara para explicar visita de Lula a Cristina Kirchner
A iniciativa partiu de deputados do Novo e recebeu o aval da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 9, a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicar a visita do presidente Lula (PT) à ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner.
Por se tratar de uma convocação — e não de um convite —, o chanceler terá de comparecer ao colegiado. A data da audiência ainda não foi definida.
A iniciativa partiu dos deputados do Novo Marcel van Hattem (RS), Adriana Ventura (SP), Luiz Lima (RJ) e Gilson Marques (SC).
Van Hattem alegou que a conduta de Lula “abre um precedente institucional gravíssimo” e “transforma a política externa brasileira em ferramenta de militância ideológica”.
No encontro, realizado em 3 de julho, o petista desejou a Cristina “força para seguir lutando”. Ela cumpre pena de prisão domiciliar em seu apartamento em Buenos Aires. A visita ocorreu ao fim da participação de Lula na cúpula do Mercosul.
Duas vezes presidenta (2007-2015) e uma vez vice-presidenta (2019-2023), Cristina lidera o Partido Justicialista e é a principal opositora ao governo do presidente ultradireitista Javier Milei.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Milei é ‘ruim’ ou ‘péssimo’ para 41,4% dos argentinos e ‘bom’ ou ‘ótimo’ para 37,6%
Por CartaCapital
Avós da Praça de Maio encontram 140º neto roubado na ditadura argentina
Por AFP
Clube argentino e 10 torcedores são punidos por condutas antissemitas
Por AFP