Política

CGU abre inquérito para investigar irregularidades envolvendo dirigentes da Aneel

O inquérito é em resposta às denúncias encaminhadas pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

CGU abre inquérito para investigar irregularidades envolvendo dirigentes da Aneel
CGU abre inquérito para investigar irregularidades envolvendo dirigentes da Aneel
Sede da Aneel. Foto; Divulgação/ASCOM
Apoie Siga-nos no

A Controladoria-Geral da União anunciou nesta quarta-feira 16 que vai abrir foi instaurada uma investigação preliminar para apurar possíveis irregularidades envolvendo dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O inquérito é em resposta às denúncias encaminhadas pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A investigação, conforme a CGU, corre em sigilo para “garantir a integridade das apurações e o devido processo legal”.

Alexandre Silveira tem cobrado a Aneel para se posicionar de forma mais firme em relação ao apagão na cidade de São Paulo e na região metropolitana da capital.

Na segunda-feira 14, o ministro convocou o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, para entender que medidas estão sendo tomadas para sanar o problema. No ofício, Silveira disse que o ministério “não irá admitir qualquer omissão por parte dessa agência reguladora”.

Não é a primeira vez que o ministro se mostra insatisfeito com a agência. No sábado, respondendo uma publicação do prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), Silveira disparou: “O que anda fazendo a Aneel, agência ocupada por indicações bolsonaristas, que não dá andamento ao processo de caducidade que denunciei há meses?”, disse.

No começo do ano, o Ministério de Minas e Energia determinou à Aneel a abertura de processo contra a Enel. O atual presidente da Aneel foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021 e tem mandato até agosto de 2027.

O apagão que atinge São Paulo desde a semana passada se tornou um dos temas centrais da disputa do segundo turno entre Nunes e Guilherme Boulos (PSOL).

Nunes acusa o governo Lula (PT) de defender a continuidade da concessão, que apoia Boulos, enquanto o psolista reforça a falta de ações de zeladoria na cidade pioraram o cenário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo