Política
Centrão resiste em apoiar candidaturas de bolsonaristas nos estados
Empasse acontece em pelo menos cinco estados
Mesmo após se beneficiar da filiação do presidente da República, Centrão ainda não garantiu apoio a candidatos bolsonaristas nos estados. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
O empasse acontece porque o PL, o Progressistas e o Republicanos resistem em manter relações com o PT e o PSDB em cinco estados, entre eles, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará e Maranhão.
Levantamento do portal aponta que o ex-presidente Lula tem negociado apoio em 18 dos 27 estados. Na mesma disputa está o presidente Jair Bolsonaro, que já garantiu palanques em 14 entes federativos.
Entre os partidos de sustentação do Centrão, é o PL que se encontra em situação mais complicada. Em novembro, o comandante da sigla, Valdemar Costa Neto, para filiar Bolsonaro, concordou em romper relações regionais.
No entanto, o ex-deputado tem sido pressionado para liberar os diretórios regionais para as disputas aos governos dos estados.
“Nossa esperança é essa, a de haver essa neutralidade”, disse o deputado Fábio Abreu (PL-PI) ao portal, numa referência à liberação do diretório.
“Continuaríamos todos no partido, apoiaríamos o governador, podendo fazer a campanha, e, para presidente, cada um declararia apoio em quem bem entendesse”, concluiu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



