Política
CCJ do Senado discute nesta terça redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais
A PEC, de autoria de Paulo Paim (PT-RS), já recebeu um parecer favorável de Rogério Carvalho (PT-SE)
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza, nesta terça-feira 8, uma audiência pública para debater a proposta de emenda à Constituição que reduz a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas semanais.
O debate foi sugerido pelo relator, Rogério Carvalho (PT-SE). A PEC, de autoria de Paulo Paim (PT-RS), altera a Constituição Federal para estabelecer a redução gradual da jornada: 40 horas no primeiro ano após a aprovação, com diminuição de uma hora por ano até chegar a 36 horas.
Carvalho já apresentou um parecer favorável à PEC, com emendas — entre elas, para garantir dois dias de repouso semanal e a irredutibilidade salarial na transição.
Confirmaram presença no debate desta terça Shakti Prates Borela, auditora fiscal e assessora técnica da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, e Abel Santos, coordenador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) no Distrito Federal.
Também foram convidados Rick Azevedo, fundador do VAT, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e um representante do Ministério das Mulheres.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Partido Novo vai à Justiça para derrubar lei que permite jornada de 30h para servidores em Juiz de Fora
Por CartaCapital
Governo espanhol dá luz verde para redução da jornada de trabalho
Por AFP
Marinho defende acabar com a jornada 6×1, mas pede serenidade na discussão
Por CartaCapital


