Política
CCJ do Senado aprova proposta que permite a venda de plasma humano
O relatório de Daniella Ribeiro (PSD-PB) permite a atuação de empresas privadas na produção e na comercialização de hemoderivados


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, por 15 votos a 11, a proposta de emenda à Constituição que estabelece regras para coleta, processamento e comercialização de plasma humano. O texto agora vai à análise do plenário e, se avalizado, também passará por votação na Câmara.
O relatório da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) permite a atuação de empresas privadas na produção e na comercialização de hemoderivados e pode abrir espaço para que doadores recebam uma compensação financeira.
Em voto separado, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) sugeriu liberar a participação do setor privado no processamento do plasma, desde que autorizado pelo Ministério da Saúde e para abastecer “de modo prioritário” o SUS. Esse texto não chegou a ser avaliado.
A proposta aprovada pela CCJ também diz que o plasma pode ser utilizado em laboratórios, desenvolvimento de novas tecnologias e produção de medicamentos “destinados a prover preferencialmente o SUS”.
Foto: Pedro França/Agência Senado
Atualmente, a Constituição veda todo tipo de comercialização de sangue e seus derivados.
Hoje, a produção e a venda dos hemoderivados é feita de forma exclusiva pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a Hemobrás.
A Fiocruz, o Conass e o Conasems, duas entidades que reúnem os secretários estaduais e municipais de Saúde, se manifestaram pela reprovação da PEC.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Planalto e Tebet negam interferência de Lula em empréstimo à Argentina
Por CartaCapital
Carlos Bolsonaro volta a atacar Zema: ‘Liberal com cara de idiota’
Por CartaCapital