Política

Castro e Freixo têm empate técnico no Rio, diz pesquisa Real Time Big Data

Na terceira posição, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) tem 10%

Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB), pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão e Valter Campanato/ABR
Apoie Siga-nos no

O governador Cláudio Castro (PL) está tecnicamente empatado com o adversário Marcelo Freixo (PSB) em levantamento da Real Time Big Data, divulgado nesta quarta-feira 29, sobre as intenções de voto no estado do Rio de Janeiro. A sondagem foi encomendada pela TV Record.

Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados são questionados a partir de uma lista de nomes, Castro registra 26% contra 23% de Freixo.

Na terceira posição, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) está com 10%. Em seguida, Cyro Garcia (PSTU) aparece com 2%; Paulo Ganime (Novo) marca 1%, mesmo percentual de Felipe Santa Cruz (PSD) e Eduardo Serra (PCB). Emir Laranjeira (PMB) não pontuou. Brancos e nulos somam 14%, e outros 22% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não têm acesso a uma lista de pré-candidatos, também há um empate técnico entre Castro, com 11%, e Freixo, com 9%. Rodrigo Neves tem 3%, Anthony Garotinho (União Brasil) tem 1%, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) tem 1%. Brancos e nulos somam 17%, e 58% não sabem ou não responderam.

No 2º turno, Castro ganharia de Freixo (37% a 30%) e de Rodrigo Neves (38% a 26%). Já Freixo tem empate técnico com Neves (34% a 29%).

No Senado, o favorito é o ex-jogador Romário (PL), com 19%, seguido de Alessandro Molon (PSB), com 14%, Daniel Silveira (PTB), com 8%, Washington Reis (MDB), com 5%, André Ceciliano (PT), com 4%, Luciana Boiteux (PSOL), com 2%, e Marcelo Itagiba (PDT) não pontuou. Segundo a pesquisa, 26% votarão branco ou nulo, e 21% não sabem ou não responderam.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Os entrevistadores ouviram 1.500 eleitores do estado do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 28 de junho, por meio de ligações telefônicas. A pesquisa custou 20 mil reais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo RJ-00922/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo