Política

Castro e Freixo têm empate técnico nas intenções de voto no Rio de Janeiro, mostra Exame/Ideia

Para o primeiro turno, o atual governador Cláudio Castro (PL) marca 24% e o deputado Marcelo Freixo (PSB) segue com 23%

Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB), pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão e Valter Campanato/ABR
Apoie Siga-nos no

No cenário de um primeiro turno para o governo do Rio de Janeiro entre Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB), os pré-candidatos teriam um empate técnico, aponta o levantamento da Exame/Ideia publicado nesta quinta-feira 16. 

O atual governador teria 24% das intenções de voto, e o deputado federal, 23%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos ficariam com uma diferença mínima de votos. 

Em seguida, aparece o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) com 10% das intenções de voto, Rodrigo Neves (PDT) com 8% e Felipe Santa Cruz (PSB), ex-presidente da OAB com 3%. Os eleitores que votariam em nulo, branco ou não sabem somaram 25%.  

Também foi estimulado um possível cenário para o segundo turno que trouxe uma diferença de 4% na disputa entre os candidatos. Cláudio Castro, apoiado por Bolsonaro, atrairia 29% dos votos, enquanto Marcelo Freixo estaria com 25%. 

Outra perspectiva que chama a atenção, é a alta rejeição do deputado federal. Na resposta a pergunta: “Em quem você não votaria de jeito nenhum para governador(a) do Rio de Janeiro?”, Freixo aparece em primeiro com 34% de desaprovação, seguido Cyro Garcia e Marcelo Crivella com 29% e então Cláudio Castro com 27%. 

A pesquisa foi realizada por telefone com mil eleitores do estado entre os dias 10 e 15 de junho. O levantamento pode ser encontrado sob registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-02458/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo