CartaExpressa

Castro cria o Dia de Luta Jovem Preto Vivo, em homenagem a João Pedro, assassinado em São Gonçalo

Adolescente estava dentro de casa quando foi atingido por um tiro de fuzil pelas costas, durante operação conjunta da Polícia Federal e Polícia Civil

(Foto: Reprodução/Twitter)
Apoie Siga-nos no

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) instituiu o dia 18 de maio como o Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Mattos, em homenagem ao adolescente morto em maio de 2020, durante uma operação conjunta da Polícia Federal e Polícia Civil, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.

O decreto com a criação da data foi publicado no Diário oficial da quarta-feira 13.

A lei prevê que, durante todo o mês de maio, o estado promova eventos e debates sobre racismo, encarceramento e genocídio sofrido pela juventude negra e periférica.

O adolescente de 14 anos à época, estava dentro de casa quando foi atingido por um tiro de fuzil pelas costas. Segundo as investigações, o disparo partiu da arma de um dos policiais acusados e a cena do crime foi alterada para forjar um suposto confronto com criminosos.

Segundo as investigações, o tiro de fuzil que atingiu o adolescente pelas costas partiu da arma de um dos policiais acusados e a cena do crime foi alterada pelos dois réus com a intenção de criar vestígios de confronto com criminosos.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Rio de Janeiro pediu que os policiais acusados sejam levados a Júri Popular. Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando de Brito Meister são réus por homicídio doloso e fraude processual.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo